sexta-feira, 18 de abril de 2008

Ziperona no Skatalites

Banda criadora do Ska conversa com o Ziperona sobre apresentação inédita em Brasília.

Após duas longas semanas de espera, o público lotou o Arena Futebol Clube no último dia 12 de abril, para assistir a apresentação do Skatalites, a banda pioneira no SKA e no Reggae que realizou seu primeiro show em Brasília. Como disseram os integrantes da banda, o show foi um sucesso total. Apesar de o som não estar totalmente bem equalizado, os músicos agradaram não só os fãs, mas também as pessoas que não conheciam o conjunto. A platéia dançou bastante e cantou os sucessos da banda junto com a mulher mais influente da história do Ska, a vocalista Doreen Shaffer. Os outros integrantes do conjunto também mostraram que a idade avançada não é impedimento para fazer o "Skank"*. Lloyd Knibb e Lester Sterling, que junto com Doreen são os membros remanescentes da formação original do Skatalites, surpreenderam com sua boa forma e despojamento durante a apresentação. Hinos do Ska como Simmer Down, Latin Goes Ska e Gun's of Navarone não ficaram de fora do repertório.

O grupo, que vem pela segunda vez ao Brasil, afirma ter admiração pelo país e pela música que é feita aqui. Após show, Lester elogiou o estilo da MPB e Doreen disse que gosta bastante de samba e ritmos latinos, embora não saiba o nome de nenhum músico do gênero. Não foi a toa que o Brasil foi escolhido para fazer a gravação do DVD LIVE IN ARENA da banda, que foi gravado em 2007 em São Paulo.

Se existe uma banda com experiência no que faz, essa banda só pode ser a dos jamaicanos que, nascida em 1964, foi o primeiro grupo a gravar no lendário Studio One, onde nasceram musicalmente grandes nomes como Bob Marley, Jimmie Cliff e Peter Tosh.

O Skatalites abriu portas para centenas de bandas que, a partir da influência jamaicana, criaram outros estilos musicais como o Ska 2Tone da Inglaterra, que mistura o Ska com o Punk e geraram bandas com o Madness e o The Specials nos anos 80. O Skacore americano do Rancid, do Reel Big Fish e do Save Ferris são também resultado da fusão do som pesado do Hardcore com as melodias energéticas, mas suaves do Ska.

Doreen Shaffer se orgulha quando percebe todas as mudanças que o estilo sofreu ao longo dos anos e diz que elas se tornaram inevitáveis a partir do momento que o Ska se internacionalizou. Tais mudanças mantém viva a herança dos Rude Boys que viviam nas favelas de Kingston, capital da Jamaica.

Várias músicas do conjunto se tornaram bem populares. É bastante comum reconhecer algumas melodias quando se escuta o som da banda. Isso ocorre pelo grande número de regravações que essas composições sofreram por mais de 40 anos. Doreen diz que a banda não se incomoda com isso. Diz que se copiam é porque é bom e todo mundo quer ter um pedaço do Skatalites. Até hoje suas músicas são usadas como base para composições de outros artistas como o Dub Pistols (a banda do Tony Hawk) e o The Ventures.
O show do Skatalites em Brasília foi uma grande iniciativa do Criolina. Ponto para a produtora que ainda cobrou um preço acessível nos ingressos. Isso sim é incentivo à cultura. O Skatalites levou a história da música para o público e foi recebido com muitos aplausos.



Por Daniel Reyntiens




* Estilo de dança de quem ouve Ska.

Nenhum comentário: